domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vibrato

Vibrato - É uma das mais importantes técnicas do Instrumento de cordas. O dedo da mão esquerda, já pressionado na corda, oscila levemente, causando uma flutuação no tom enriquecendo-o. Essa técnica é utilizada sobretudo em notas longas. Para variar, encontrei o vídeo abaixo em ViolinLab - titulado o que fazer e o que não fazer de forma muito abrangente, inclusive em câmera lenta para o bom entendimento. Não deixe de visitar esse canal, pois tem muito material de qualidade.



Existem três formas de se fazer o Vibrato (Fonte Wikipedia):
  • Vibrato de Pulso: O ombro e os dedos do instrumentista permanecem parados, enquanto a mão e o braço giram (tremem) rapidamente da esquerda pra direita, fazendo com que os dedos alterem sua posição sobre as cordas.
  • Vibrato de Braço: A mão e os dedos permanecem parados, enquanto todo o braço do violinista mexe, fazendo com que toda a mão e os dedos mexam um pouco.
  • Vibrato de Dedo: Apenas os dedos mexem. Porém, como é praticamente impossível mexer os dedos pros lados, a técnica baseia-se em alterar a pressão exercida sobre as cordas pelos dedos. O dedo aumenta e diminui sua força sobre a corda, aumentando e diminuindo a tensão da corda, causando o vibrato.
Não vou nem comentar os anos de prática para se conseguir um Vibrato descente. Notação mental: Falta Col legno, Sul Ponticello, Tocando com Surdina e Pizzicato.

2 comentários:

  1. esta aula é muito boa. mas ficaria bem melhor se fosse traduzida para o português. mas, meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Samuel,

    Se encontrar um vídeo em português de mesma qualidade, ficaria feliz em publicá-lo. No mais, agradeço o comentário.

    Obrigado novamente e bons estudos!

    ResponderExcluir

Use com sabedoria!